Em 2021 o SINDMAEB - Sindicato dos Músicos e Artistas do Estado da Bahia com sede em Porto Seguro teve um destaque importante em algumas modificações do comportamento artístico do Município de Porto Seguro e no Estado da Bahia.
Porto Seguro, que viveu quase uma década de Reserva de Mercado Cultural, dando oportunidade para poucos, teve em 2021 o início da abertura da porteira cultural do município. E isso tudo acontecendo ao meio de uma Pandemia Mundial.
Sem dúvida a chegada do Prefeito Jânio Natal e o empenho do SINDMAEB trouxe a democratização das oportunidades para Músicos, Artesãos, Dançarinos, Profissionais de Áudio e Vídeo e principalmente para a Cultura Tradicional e Afro, onde a Superintendência de Cultura do Município vem atuando com afinco.
O termo Reserva de Mercado foi cunhado para definir uma política governamental que impedisse legalmente o acesso de músicos e artesãos e outros a determinadas oportunidades ocasionando poucos eventos e distribuição mínima de capital no setor cultural. Porto Seguro começou a mudar.
Cabe ao SINDMAEB continuar com a pegada e conscientizar a Classe Cultural que todos unidos pelo propósito da profissionalização só tem um beneficiado, O MUNICÍPIO.
Em 2021 o SINDMAEB, com parceiros, distribuiu mais de 5000 cestas básicas, organizou duas Mega Lives com mais de 100 artistas, criou o ESCULT - Escola de Cultura, que iniciará suas atividades em 2022, disponibilizou por meio de parceria descontos em Gravações em Studio, teve vitória judicial garantindo o pagamento da Aldir Blanc para Associados, publicou os Músicos do Bem - Video Clipe gratuito para artistas e muitas outras atividades.
Em 2019, ano de sua sua fundação, o SINDMAEB terminou o ano com 15 Associados, em 2020, com 125 e com 2021, com 360 Associados, um crescimento considerável, em meio a uma avassaladora Pandemia.
Para 2022 o SINDMAEB buscará manter as conquistas, crescer em número de Associados, dar início às Convenções Coletivas e inovar principalmente no campo da legislação dando mais segurança para os Profissionais da Cultura. Vamos buscar executar a Lei 1529/19, lei criada em parceria da SINDMAEB, OMB/BA e a Presidente da Câmara de Vereadores Ariana Prates. A Lei promove o Evento Músicos de Rua de Outubro a Fevereiro de cada ano.
O Sindicato manterá a política de não cobrar mensalidades, porém a partir desta semana cobrará pela confecção de Carteiras de Associados, "isso proverá condições de pagamento de impostos e até a possibilidade de execução de planos de eventos culturais", disse Sergio Couto, Presidente do Sindicato.
Quanto ao desenvolvimento do SINDMAEB em outros Municípios o Sindicato continuará com sua filosofia de expansão.
Conheça nosso Site: www.sindmaeb.site.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuero parabenizar os artistas da nossa regiao e deixar a minha diponibilidade no que precisar , estarei sempre correndo junto com a nossa classe por uma valorizaçao devida !Parabens SINDMAEB
ResponderExcluirShowcolate, vc é um sujeito especial e um mito da cultura de Porto Seguro. Vc vive e respira Cultura. Parabéns...
ResponderExcluir