Dia 22 de outubro de2024, às 19:00 horas na Secretaria de Cultura do município de Santa Cruz Cabrália foi realizada uma reunião no anfiteatro de músicos, dançarinos, compositores e outros representantes da cultura. Esta reunião foi provocada por artistas que viveram na carne a falta de apoio cultural da Gestão Fraterna no município.
Foi convidado para esta reunião Sergio Couto, Presidente do Sindicato dos Músicos e Artistas do Estado da Bahia, que palestrou após a manifestação de participantes da reunião.
Foram debatidas questões como a falta de apoio ao músico local, os baixos cachês pagos, a falta de compromisso dos contratantes quando utilizam o sistema de couvert artístico, os programas de incentivo cultural do Governo Federal e os Editais mirabolantes criados pelos Municípios para dificultar a distribuição do recurso.
Foi citada a vitória do Sindicato em uma Ação Judicial contra o Município de Porto Seguro, na gestão Claudia Oliveira, que reverteu o Recurso da Aldir Blanc I, para os Associados do SINDMAEB, mostrando que os Direitos na Cultura existem e que devem ser pleiteados pela Categoria.
No decorrer da reunião o público presente fez uma votação para a implantação do Sindicato em Santa Cruz de Cabrália e a resposta foi unânime da necessidade de sua implantação urgente, tanto que foi marcada a data de 4 de novembro de 2024 para a assinatura da Fundação do SINDMAEB - SANTA CRUZ CABRÁLIA.
Sergio Couto finalizou falando sobre a importância do SINDMAEB atuar de forma homogênea no segmento criando situações de oportunidade para a cultura num todo , ou seja, para os sete segmentos, para que toda a cultura do município se sinta protegida.
Cabrália lançou o MOVIMENTO ACORDA CULTURA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário