segunda-feira, 18 de novembro de 2024

PRESIDENTE LULA RECEBE A CÚPULA DO G20 NO RIO DE JANEIRO

 Hoje, 18 de novembro de 2024, o Brasil está sediando a Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, evento que marca um momento significativo tanto para o país quanto para a política global. A cúpula reúne líderes das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, para discutir temas cruciais como mudanças climáticas, governança global, combate à fome e desigualdade, além de estratégias para uma economia mais sustentável e inclusiva. Apesar do compromisso dos 20 países, o Presidente Lula estará recendo líderes e representantes de 55 países e representantes de organizações internacionais.


Sob a presidência brasileira, a agenda prioriza a transição energética, a promoção de uma "reglobalização sustentável", e reformas nas estruturas financeiras globais, como o FMI e o Banco Mundial. Além disso, destaca-se a inovação com o "G20 Social", um espaço para a participação da sociedade civil no desenvolvimento de políticas públicas, promovendo maior inclusão no debate global.


Este é um momento estratégico para o Brasil posicionar-se como líder entre os países em desenvolvimento e consolidar seu papel em questões como energia renovável e biodiversidade, temas nos quais possui forte protagonismo.




Os países  emergentes são aqueles que buscam as iniciativas de mudanças no aspecto da governança mundial, que para aqueles que estão posicionados no conforto da liderança de décadas, simplesmente participam do cenário sem se comprometerem, apesar de se apresentarem como protagonistas.


Quem realmente estará seguindo o acordo de Paris, defendendo o meio ambiente e apoiando todo esse esforço do G20 ?


TV OPINIÃO NO G20






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES

A CULTURA MUDA O BRASIL OU O BRASIL ACABA COM A CULTURA ?

O setor cultural no Brasil enfrenta uma série de desafios estruturais, políticos e econômicos que dificultam sua plena expansão e valorizaç...